O tipo de simulado aplicado aos alunos pode impactar diretamente a qualidade do diagnóstico pedagógico e a efetividade das intervenções realizadas nas escolas. Neste artigo, explicamos as diferenças entre o simulado com TRI (Teoria de Resposta ao Item) e o simulado tradicional, analisando como cada modelo influencia na construção da avaliação, na análise dos resultados e, principalmente, nas decisões de gestão escolar.
O que é um simulado tradicional?
O simulado tradicional é o modelo mais comum de avaliação: as questões têm pontuação fixa, e o total de acertos determina a nota final do aluno. É uma abordagem simples de aplicar, mas com limitações importantes.
Por exemplo, nesse modelo, dois alunos com o mesmo número de acertos recebem a mesma nota — mesmo que um tenha acertado questões mais difíceis e o outro, apenas as mais fáceis. Esse tipo de simulado não permite identificar com precisão o nível real de proficiência do estudante, o que reduz a eficácia do planejamento pedagógico baseado nesses dados.
O que é um simulado com TRI?
Já o simulado com Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o mesmo modelo estatístico utilizado pelo Enem, o Saeb, o Pisa, dentre inúmeras outras avaliações pelo mundo. Ele leva em conta não apenas a quantidade de acertos, mas também o padrão de resposta do aluno: quais questões ele acertou, o grau de dificuldade dessas questões e a coerência desse padrão.
Na prática, isso significa que dois alunos com o mesmo número de acertos podem receber notas diferentes — porque a TRI identifica quando um acerto foi “provável” (condizente com o nível de habilidade do aluno) ou “improvável” (por chute, por exemplo).
Por que isso importa para sua escola?
A aplicação de simulados com TRI oferece um diagnóstico muito mais preciso das habilidades dos alunos. Isso permite:
- Identificar o nível real de aprendizagem, mesmo quando os alunos acertam o mesmo número de questões.
- Fazer comparações consistentes entre turmas, séries e escolas.
- Acompanhar a evolução dos alunos ao longo do tempo, com mais confiabilidade estatística.
- Planejar intervenções pedagógicas mais eficientes, com base em evidências sólidas.
Além disso, utilizar simulados com TRI aproxima os alunos da experiência real de exames como o Enem, o que reduz a ansiedade e melhora o desempenho nas avaliações externas oficiais.
Conheça os simulados TRIEduc
Investir em simulados com TRI é uma escolha estratégica para gestores escolares que desejam não apenas avaliar, mas compreender o processo de aprendizagem de seus alunos com profundidade. É uma ferramenta essencial para transformar dados em ações concretas de melhoria.
Na TRIEduc, desenvolvemos simulados com correção por TRI, com questões 100% inéditas elaborados por especialistas em avaliação educacional e alinhados à Matriz de Referência da avaliação definida como orientadora de estudo.
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