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Gestão Educacional Baseada em evidências (O uso de big data na educação)

Gestão Educacional Baseada em evidências (O uso de big data na educação)

Dados, por exemplo, provenientes de avaliações educacionais trazem informações não apenas sobre o rendimento do aluno, mas podem, com esse tipo de tecnologia, indicar a respeito de dificuldades específicas, pontos relacionados a conteúdo anteriores do currículo que não foram bem entendidos e agora formam uma "bola de neve", assuntos que os alunos trataram com facilidade, tempo de dedicação ao exercício etc.

Todas essas informações trazidas de maneira personalizada e no momento certo auxiliam o professor e os gestores educacionais a planejarem medidas de intervenção pedagógica no dia a dia da sala de aula, criando, assim, novos e melhores momentos de aprendizagem significativa.

A coleta e tratamento de dados educacionais são tarefas bastante delicadas e seu uso em larga escala deve ser feito com bastante responsabilidade técnica. Os métodos estatísticos são variados: análise clássica, análise de desempenho pela Teoria de Resposta ao Item, árvore de decisão, análise de dependência entre conteúdos e muitos mais.

Os insights mais interessantes que surgem quando se faz uso de ferramentas de inteligência de dados são os relacionados à metodologia de ensino, ou ainda, à compreensão de como os alunos aprendem melhor. O conjunto discente em uma escola é bastante diverso: tem interesses, vivências, inteligências e personalidades diferentes. Conseguir promover uma aula de qualidade, que inclua essa diversidade e seja motivadora para os alunos é algo que a tecnologia ajuda muito. Salas de aula invertidas e métodos de educação híbrida, por exemplo, são dois pontos que ganham muito em qualidade quando do uso de inteligência de dados.  


*Especialista Diego Camacho: Fundador da TRIEduc Inteligência Educacional; Estatístico pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV; Tem reconhecida experiência no desenvolvimento de pesquisas quantitativas e qualitativas e no desenvolvimento de projetos de avaliação educacional pela Teoria da Resposta ao Item, pesquisas de fatores associados à aprendizagem e modelagem estatística.

Fonte: http://canalcolaborativo.com.br

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