Preparar os alunos para o Enem é um processo contínuo que exige planejamento, estratégia e dedicação ao longo de todo o ano letivo (e, se possível, durante todo o Ensino Médio).
Na TRIEduc, entendemos a importância e os desafios envolvidos nesse processo e, por isso, preparamos algumas orientações com o objetivo de contribuir com o trabalho pedagógico da sua instituição. Veja só:
1. Faça uso de dados
Dados objetivos sobre o nível de desenvolvimento de competências e habilidades e de domínio de conteúdos específicos aferidos pelo Enem podem ser obtidos a partir da realização de avaliações diagnósticas estruturadas a partir da Matriz de Referência do Exame.
Essas informações permitem estabelecer um “marco zero” para o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e estruturar um plano de ação para todo o período letivo que priorize a aprovação dos alunos no Enem.
2. Integração curricular
As questões do Enem são elaboradas com o objetivo específico de aferir a capacidade que os alunos têm de aplicar o conhecimento dos conteúdos curriculares para a resolução de situações-problemas contextualizadas. Por isso, muitas vezes, os itens das provas exigem a conexão de conhecimentos interdisciplinares.
Ao trabalhar cotidianamente de maneira interdisciplinar com os alunos, sua escola será capaz de promover o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, que permitam ao aluno relacionar o que aprendem na sala de aula com a vida real e a alcançar maiores níveis de competência em cada uma das áreas do conhecimento do Enem.
3. Acompanhamento individualizado
Ao longo do ano, realize a análise individual dos alunos referente ao desenvolvimento das competências e habilidades exigidas pelo Enem.
Com essa ação, os professores de sua escola conseguirão identificar lacunas de aprendizagem específicas e promover ações pedagógicas personalizadas, como aulas de reforço, monitorias ou atividades complementares.
4. Simulados Enem da TRIEduc
Regularmente, promova momentos similares aos que os alunos enfrentarão nos dias do Enem.
Conte com a TRIEduc para aplicar provas com estruturas idênticas às do Exame e ajude-os a terem familiaridade com o formato da prova e com a organização do evento.
5. Análise de resultados TRI
Após a realização de cada simulado, faça uso dos relatórios disponibilizados pela TRIEduc para analisar detalhadamente os resultados obtidos por cada aluno e turma.
A partir desses dados, calculados através da mesma metodologia que o Enem utiliza (chamada Teoria de Resposta ao Item – TRI) sua escola poderá identificar tanto os pontos fortes como também as habilidades e os conteúdos que os alunos apresentam maior dificuldade.
6. Interpretação dos erros
Definitivamente, no processo de preparação para o Enem não basta apenas corrigir as questões erradas. É fundamental que os alunos compreendam o porquê dos erros cometidos e desenvolvam estratégias para evitar repeti-los.
Desse modo, promova momentos de reflexão e discussão sobre as questões mais desafiadoras de cada simulado e avaliação realizada pela escola e crie um ambiente seguro e acolhedor para as dúvidas e dificuldades dos alunos.
7. Estímulo à autonomia
A busca por uma vaga em uma instituição de qualidade do Ensino Superior exige de cada aluno muita dedicação e disciplina, afinal, na maioria das vezes, há mais candidatos do que vagas disponíveis nas universidades.
Desse modo, incentive a autonomia dos alunos na sua preparação para o Enem, fornecendo materiais de estudo complementares, sugerindo estratégias de organização do tempo e mostrando-lhes possibilidades de buscar conhecimentos e expandir seus repertórios culturais além da sala de aula.
Preparar os alunos para o Enem é uma jornada desafiadora, mas com planejamento estratégico e o apoio certo, é possível alcançar resultados extraordinários. Conte com a TRIEduc nessa caminhada e garanta o sucesso dos seus alunos no Enem e além.
Entre em contato com nossa equipe comercial para conhecer mais sobre os Simulados Enem da TRIEduc!