Pesquisar
Close this search box.

Por que a prova do Enem é diferente? Conheça a estrutura de uma questão

Entender a estrutura das questões do Enem é fundamental para preparar momentos similares aos do exame oficial que consigam preparar os alunos de maneira eficaz. Neste artigo, vamos explorar a complexidade por trás das questões do Enem, explicando cada uma de suas partes e destacando porque elas diferem das questões tradicionais de múltipla escolha.

Exemplo de questão do Enem 2023

Estrutura das questões do Enem

Qualquer questão do Enem é formada por 4 partes principais:

Textos-base

Para apresentar situações contextualizadas que convidem os alunos a demonstrarem sua capacidade de aplicar o que conhecem na resolução de diferentes problemas, frequentemente as questões do Enem apresentam textos-base (que podem ser trechos de livros, artigos de jornais, gráficos, tabelas, charges, tirinhas ou até mesmo imagens de obras de arte, letra de música etc.).

Esses textos fornecem o contexto para a pergunta e exigem que os alunos apliquem conhecimentos em situações do mundo real. Eles não podem ser simplesmente ilustrativos e são selecionados com muito cuidado para o público-alvo da prova.

Enunciado ou Comando

O enunciado ou comando da questão define a tarefa que o aluno deve realizar, seja interpretar informações, fazer uma análise crítica ou resolver um problema. Esse trecho contém instruções específicas que direcionam o aluno à resposta de maneira clara e precisa.

No Enem, os enunciados podem ser do tipo interrogação direta (uma pergunta, como no exemplo da imagem) ou afirmação incompleta (o início de uma frase que é completada pela alternativa correta de resposta).

Alternativas de respostas

As questões do Enem são do tipo múltipla escolha de resposta única, isto é, apenas uma alternativa responde corretamente à questão, conforme indicado a seguir:

  • Gabarito: é a inequívoca resposta correta para a questão
  • Distratores: são as alternativas incorretas. Eles são elaborados para parecerem plausíveis e representam possíveis erros dos alunos, testando sua capacidade de discernimento e análise crítica.

No Enem, as alternativas de respostas nunca são elaboradas como “pegadinhas” para confundir os alunos, geralmente têm extensão semelhante, são elaborados de maneira positiva e possui paralelismo semântico e sintático.

Matriz do Enem

Cada questão do Enem está relacionada a uma habilidade específica da Matriz de Referência.

Desse modo, a situação problema introduzida pelo texto-base e delimitada pelo enunciado ou comando, convida o aluno a realizar uma ação específica (que pode ser a de identificar, comparar, analisar, avaliar etc.) que só pode ser corretamente realizada caso ele tenha conhecimento do conteúdo e seja capaz de aplicá-lo para resolver uma situação-problema, demonstrando, assim, sua habilidade.

Ao ser capaz de resolver corretamente questões de diferentes dificuldades e que exigem distintas habilidades e conhecimentos, o aluno atesta em seu resultado ser proficiente em determinada área do conhecimento (que pode ser a de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).

Para promover momentos de treinamento adequados aos seus alunos e prepará-los para o Enem, entre em contato com a nosso time para conhecer os Simulados Enem da TRIEduc. Nossa equipe técnica-pedagógica é especialista na elaboração de questões que reproduzem com fidedignidade a estrutura do Enem!

Compartilhe nas Redes Sociais

Sobre a TRIEduc

A TRIEduc Inteligência Educacional é uma empresa especializada na resolução de todos os problemas dentro do ciclo de avaliação.

Acompanhe-nos

Receba Nossos Posts